SEJAM TODOS BEM VINDOS!!!

Olá amigo visitante. Seja bem vindo ao meu espaço, onde você poderá encontrar artigos, vídeos, imagens e outras curiosidades sobre Segurança do Trabalho.

Me ajude a melhorar este blog a cada dia, me enviando sugestões e assuntos de seu interesse. As melhores sugestões serão publicadas na íntegra no espaço reservado no nosso blog.

Obrigado e boa leitura!!!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

MUNDO TOSCO

A FACE DA FOME


Vamos tocar num assunto que muitos fingem não saber, ou simplesmente fecham os olhos e tapam os ouvidos para uma notícia desse calibre. Vamos falar da FOME que assola os países subdesenvolvidos (e todos nós sabemos que os países ricos também tem seus famintos; o problema é que escondem bem eles!!!).

Calcula-se que, em todo o mundo, existam 815 milhões de pessoas vivendo como vítimas de grave subnutrição. Destes, quase 85% são mulheres e crianças que vivem em países subdesenvolvidos ou em vias de desenvolvimento.



O continente Africano é o que abriga o maior número de vítimas da fome. Se não bastasse a pobreza, o continente é constantemente assolado por secas, cheias e guerras civis (de 30 a 40 só no século XX). Para piorar, terminados os conflitos, na zona rural o terror não termina; a presença de bombas e minas não explodidas constitui uma ameaça permanente à reconstrução das comunidades rurais.



Países como Etiópia, Eritréia, Somália, Sudão, Quênia, Uganda e Djibuti vêem milhares de cidadãos morrerem de fome por ano; essas mortes já viraram tão rotineiras que deixaram de ser notícia no resto do mundo. Entre as principais causas da mortandade, estão as secas, as guerras e a permanente instabilidade política e religiosa co continente.


Malawi, Zimbabwe, Lesotho e a Swazilândia são alguns dos países mais afetados. Malawi por exemplo, enfrenta a pior seca e fome dos últimos 50 anos. Segundo o próprio governo do país, 70 % da população (que é de 11 milhões de habitantes) passa fome.

E só para lembrar, dados da ONU indicam que a cada 3,5 segundos, a fome faz uma vítima no mundo!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário